SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou alta de 2,5% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2009. Já em relação a dezembro do ano passado, a atividade comercial teve queda, já que no último mês do ano as vendas se aquecem pelas datas comemorativas.
O índice registrado no primeiro mês do ano foi de 115,7 pontos, valor que mantém o patamar dos indicadores apontados em 2009, embora o percentual de crescimento seja inferior ao observado em anos anteriores.
Os dados são do indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, que é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.
O resultado é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping. Ele pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor, no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes no período em questão.
Regiões
Na análise por regiões, os shopping centers do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte registraram altas de 4,2% e 3,5%, respectivamente, na atividade comercial, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Já São Paulo apresentou menor índice de crescimento, de 0,6%. Na opinião do diretor de Geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótolo, o índice apontado é reflexo das fortes chuvas que atingiram a cidade durante o mês.
Por fim, na análise por porte de shoppings, os grandes e médios tiveram alta de 3% e 2%, respectivamente, enquanto os de pequeno porte tiveram queda de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atulizado: 18/2/2010 8:16
Nenhum comentário:
Postar um comentário